temos que prova-las no pé, para sentir como estão. O veneno que colocam contra as pragas, dá uma forte dor de cabeça. Montar uma equipe de peões dava o maior trabalho, muitas vezes era preciso ir procurar peão em Simonsen. Eles recebiam 13,00 por dia, nos oferecemos 0,60 por caixa apanhada, enquanto eles estavam acostumados a receber 0,20. Primeiro temos que pagar o produtor, 2,50 por caixa de laranja e 1,50 por caixa de mangas, pagar uma condução para levar e buscar os peões até o pomar, no caso das mangas, se paga também para embalar, quando ficam de um dia para o outro no carboreto, elas amadurecem mais depressa. Uma equipe ficava embalando no barração, depois é preciso através de uma agenciadora encontrar um caminhão que possa levar a carga, fazer a carga no caminhão, pagar o motorista. Se faz uma estimativa de que irão colher 15 mil Kg e só colhem 11.700, porque as laranjas estão muito secas por dentro. Todos eles recebem no final do dia. O calor é insuportável e a roupa precisa proteger todo o corpo do sol. Eles levantam 5:00 da manhã, então 11:00 horas param para almoçar, lá pelas 17:00 horas já estão chegando em casa. Quando chove, homens e mulheres, tomam chuva enquanto esperam ela passar, depois voltam a trabalhar com a roupa molhada no corpo. Na roça não tem banheiro. É tudo muito cansativo e suado para ganhar o dinheiro no final do dia. Nos dias de chuva mais forte, não se trabalha, mas também, não se recebe.
Tom João
- Vicente e eu resolvemos fazer um curso no Cebrae para saber tudo o que era preciso.
- Cosmorama nessa época era o maior produtor de manga e café da região.
- Lucas e Paulinho Rosa estavam as voltas com preparativos para fazer uma festa de aniversario, Lucas comprou uma mesa de som e fez um jogo de luzes de 16 lâmpadas.
- Alexandre, o sobrinho do meu cunhado Nivaldo, começou a dar sinais de ciúmes do Vicente tomar conta das coisas do tio, no tempo em que trabalhava para o tio, dirigindo caminhão, ele e seus amigos cantores, Gabriel e Izi, de Monte Alto, estavam sempre por aqui.
- A Meg sempre pegava bicho de pé nas patinhas e quem tirava era o Vando, ficava um buracão, quando eles saiam e era preciso passar vinagre e sal para não coçar muito.


Nenhum comentário:
Postar um comentário