Pesquisar este blog

sábado, 17 de outubro de 2015

Ai que saudades do bolinho caipira do Vale do Paraíba!



- Lucas começou a trabalhar na serralheria do nosso amigo Adilsom, lá ele aprendeu a soldar com perfeição. Em casa ele se divertia falando no PX. Toca do tatu era seu codinome.

- Nas quermesses de Cosmorama uma frustração, não faziam bolinho caipira, estes são parte de uma tradição só do Vale do Paraíba. Não achei graça nenhuma nesse tipo de quermesse. Embora o frango com guariroba (uma espécie de palmito) servido na quermesse seja muito gostoso. Quando eu era criança, minha mãe era contratada nas festas juninas para fazer os bolinhos. Ela e minha tia Tereza Stabeli aprenderam com o meu avô José. Além do bolinho delas, os mais gostosos que comi foram nas festas juninas do Asilo Santo Antônio e nas festas juninas do  Frederico.

Confira a receita do bolinho de São José dos Campos
- 1 kg de farinha de milho
- 2 xícaras de farinha de mandioca
- 1 xícara de óleo
- Sal
- Água
- 750gr de carne moída
- Cheiro verde
- Orégano
- Tempero de alho
- 2 cebolas

Modo de fazer
Vá misturando os ingredientes um de cada vez. Primeiro a farinha de milho, depois a de mandioca, o óleo e o sal. Em seguida, vá colocando a água aos poucos até a massa ficar lisa e úmida. Enrole-a com cuidado para a massa não rachar. Abra a massa e coloque a carne moída que já deve estar misturada ao cheiro verde, orégano, tempero e cebolas. Faça pequenos bolinhos e frite.

O forte em Cosmorama é o leilão, cujo leiloeiro é sempre o Cutita, as prendas são frango assado, pernil assado e leitão assado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário