- Dia 10 de Março - Domingo, perguntei para o Mateus se ele estava fazendo progresso com a sua paquera. Ele respondeu que, se isso acontecer, eu terei netos lindos.
- Dia 11 de Março - Segunda-feira, oito anos que minha mãe faleceu.
- Ela me dizia, que queria ser lembrada sentada naquela poltrona, bordando.
- Mas minhas lembranças são: da mãe que velava meu sono, que me deixava dormir tudo que eu quizesse, dizia que o sono alimenta e que faz crescer. Tinha toda a paciência do mundo para me acordar, me fazia sopinhas e mingauzinhos deliciosos no inverno, me dava chazinhos quando eu ficava doentinha, que sempre variava o cardapio na intenção de que me alimentasse bem, que nunca descuidou dos meus dentes, que queria que eu estudasse e me tornasse independente, para nunca ter que depender de homem. Me ensinou a me vestir bem e ser uma pessoa limpa. Sonhava que eu me casasse com um médico e não tivesse que fazer nada na cozinha. Por isso talvez, nunca me ensinou a fazer nada. Cozinheira de mão cheia, que era, eu é que saí perdendo, ela não conseguiu despertar em mim, o interesse pela culinaria, nem pelos bordados. Mas não me arrependo, me ensinou a ser honesta, trabalhora e ter um bom carater e isso é, o melhor que uma mãe pode deixar para um filho.
- Zelosa, generosa e culta, Estas eram as mensagens fortes que ela me passava.
- Trabalhadora, quase não tinha tempo de nada, mas sempre arranjava tempo para ler um livro, um jornal e ouvia as noticias pelo rádio, para ser sempre bem informada . Até hoje me lembro dela ouvindo o programa, A voz do Brasil.
- Minha mãe sofreu demais na infancia e juventude, então procurei na sua vellhice, poupa-la o máximo possível e dar-lhe todo o meu amor e agradecimento por tudo que ela fez por mim, por nós e pelos meus filhos.
- É pena que ela escolheu ainda lúcida morar num asilo e ali terminou seus dias. Difícil para mim, foi ouvir críticas, quanto a isso, de gente que nunca veio nos ofercer um pão velho, quando ela adoeceu e que ainda se achava no direito de me criticar.
- Desde que ela se foi, eu sonho com ela num hospital. Segundo a crença dos espiritas, isso significa que ela ainda náo foi para sua morada definitiva e sim, ainda esta polindo sua alma.

Nenhum comentário:
Postar um comentário