- Dia 6 de Maio de 2014 - terça-feira fui na Defensoria levar os endereços de meus irmãos e de minha mãe, segundo haviam me solicitado. Eles iriam ser intimados para o exame de DNA.
- No facebook da Thaís, vi que ela havia estado no pronto socorro e até tomado soro, fiquei preocupada.
Liguei e conversamos, ela ainda não estava boa, com febre e náuseas, estava voltando para um novo atendimento.
- Vicente e eu levamos minha sogra na amiga e Podóloga Ruth, para atendimento. Foi aí que percebi que minha sogra já estava com alzheimer. Durante a hora, em que estivemos ali, ela perguntou umas 10 vezes, a quanto tempo, que a Ruth atendia naquele lugar. Lembrei de minha mãe me perguntando: - Que dia é hoje? Ela fazia isso várias vezes ao dia. É preciso ter muita paciência.
E nem sempre quem convive diariamente, tem. Muitos perdem a paciência.
O que é Alzheimer?
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica, com perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem (com dificuldade para compreender e se expressar), tornando-se incapaz de cuidar de si. cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação. Pois ela pode esquecer até se acabou de realizar uma refeição.
Afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. O Alzheimer é a causa mais comum de demência é o que costumávamos chamar de caduco. Antigamente diziam, que a pessoa estava caducando, desmemoriada.
A pessoa pode:
- Ter dificuldades para comer
- Ficar incapacitada para comunicar-se
- Não reconhecer parentes, amigos e objetos familiares
- Ter dificuldade de entender o que acontece ao seu redor
- É incapaz de encontrar o seu caminho de volta para a casa
- Ter dificuldade para caminhar
- Ter dificuldade na deglutição
- Ter incontinência urinária e fecal
- Manifestar comportamento inapropriado em público
- Ficar confinada a uma cadeira de rodas ou cama.
Tornando se civilmente incapaz

Nenhum comentário:
Postar um comentário