- Dia 7 de dezembro Mateus foi na biblioteca fazer carteirinha de sócio, ele também lê bastante e isso muito me alegra. Surpresa boa ter um filho que gosta de ler.
- Dia 8 de dezembro, Vicente veio almoçar, mas antes, foi fazer curso de culinaria da "Farinha Renata", no super mercado Rosalina, segundo ele, só tinha ele de homem,rs
- Dia 11 de dezembro Lucas foi fazer o show do Jair Rodrigues, o cara é muito gente boa na TV, meu filho, não gostou dele pessoalmente.
- Dia 12 de dezembro combinei com Saulo e o pai dele Sr Antonio de fazer churrasco da turma, "Família Radegundes" lá na casa deles. Eles toparam.
- Eu andava sentindo dor ao urinar, era cistite, oh coisinha chata!
O que é e como se adquire?
Cistite é o nome que se dá para doenças inflamatórias e/ou infecciosas da bexiga. As cistites mais freqüentes são causadas por germes oriundos do nosso trato intestinal. Uma delas é a bactéria conhecida por Escherichia coli.
A mesma encontra-se nas fezes. Em situações especiais, essa bactéria migra contaminando a região perineal (área onde se localizam os órgãos genitais). Após um período de multiplicação, essa bactéria pode invadir a uretra e se localizar na bexiga, causando uma cistite infecciosa. Essa situação é mais fácil de acontecer nas mulheres, devido principalmente, a causas anatômicas.
Nos outros tipos de cistite, não infecciosas, a sintomatologia é a mesma com a única diferença: a inexistência de germes nos exames de urina. Não há uma sintomatologia que diferencie uma cistite infecciosa de uma não infecciosa.
Como se faz o diagnóstico?
A história do paciente é importante na localização do órgão envolvido. O exame qualitativo de urina nos dá idéia da quantidade de leucócitos, hemácias e densidade. Entretanto, o exame mais importante é a urocultura com antibiograma.
Mais informções no ABC da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário